quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A ARTE DE COLECIONAR COISAS ANTIGAS OU OBJETOS DO PRESENTE

O hábito de colecionar não é novo e todos nós, de uma forma ou de outra, temos nossas pequenas ou grandes coleções.
Há os famosos filatelistas - colecionadores de selos - que pagam verdadeiras fortunas por raridades. Há os que se apaixonaram pela numismática e colecionam moedas dos mais diversos lugares.
Há coleções de corujas, elefantes e pedras. Para muitos, símbolo de sorte.
Há coleções dos mais diversos tipos e muitos dos colecionadores começam a guardar seus tesouros quando são ainda bem jovens, muitas vezes, quando crianças.
Gostamos de trazer e guardar conosco um pedacinho do universo que cerca o objeto de nosso afeto, seja ele soldados e aviões da II Guerra Mundial ou enormes répteis mesozóicos. Colecionamos para satisfazermos a nossa necessidade primordial de obter, segundo as capacidades que Deus deu à humanidade - o conhecimento."

Colecionar é divertido, educativo, apaixonante.

Um dos templos da arte de colecionar é o museu.

Cada museu, a seu modo e com suas diferenças, perpetua por gerações e gerações a idéia de que coleções podem ser tão apaixonadamente interessantes a ponto de levar milhares e milhares de pessoas a visitarem uma exposição, passando a conhecer mais sobre aquele determinado assunto.

Através dos anos a humanidade veio colecionando sua história, guardando com cuidado marcas de transformações que mudaram a vida na face do planeta.

Museus guardam fósseis de dinossauros e nos comprovam que eles de fato existiram. Ao mesmo tempo, podemos ver armas com que soldados lutaram pela liberdade de seu povo há séculos e séculos. Podemos ver animais empalhados, tesouros de faraós, múmias e até mesmo objetos pessoais de gente importante, que escreveu a história de um país, em um determinado tempo.

Mas, sem sombra de dúvida, a arte é um dos motivos mais nobres para que um museu exista e divulgue sua coleção. Através da arte (pode ser ela a pintura de um homem primitivo ou uma instalação criada por um artista contemporâneo) podemos viajar pela história, conhecer lugares, compreender filosofias, entender um mundo que não existe mais. Melhor ainda: através da arte, conseguimos ver a cor e perceber o sentimento; analisar a forma e entender a emoção; comparar o claro e o escuro e desvendar mistérios que motivaram artistas de tempos atrás!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
HOMEM DE COMUNICAÇÃO ATÉ A ALMA!